sábado, 28 de março de 2009

Kettlebell Training

O Kettlebell é uma peça que pertence ao mundo antigo, onde bolas de ferro, muitas delas de peso elevado, eram usadas como peso. Os homens fortes da época usavam esses pesos para demonstrar suas forças, participando de atividades e jogos com essas pecas antigas.
A história detalha a presença dessas atividades na Europa desde o Século XVI, onde bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercados da época. Porém foi na Rússia czarina que essas esferas de metal começaram a revelar sua verdadeira significância na aquisição de força e resistência ( endurance).


O kettlebell retornou, sua primeira aparição em um dicionário Russo data de 1704 (Cherkikh, 1994). Completa com uma alça prática, o kettlebell ou Gyria se tornou a peça principal para qualquer Guerreiro Russo. De fato, de acordo com Pavel Tsatsouline, grande responsável pela introdução do Kettlebell training nos EUA, na Rússia czarina os termos "Strongman" e "girevik" ou "kettlebell man" eram sinônimos.
O Kettlebell pode ter diferente pesos e tamanhos, mas a medida de peso usada originalmente pelos russos era a de um (1) pood, que equivale a 16 Kgs, e os pesos eram classificados com 1, 1 ½, 2 e 2 ½ poods, porém hoje em dia há uma variedade ainda maior de pesos (6 kgs, 8 kgs, 12 kgs, 16kgs, 20 kgs, 24kgs, 32kgs, entre outros.). Kettlebells vem em 'poods'.
Em media, é visto homens iniciar com pesos de 16kg e eventualmente progredir a 24 kg, de início utilizados por militares russos. Contudo também estão disponíveis tamanhos de 32 kg a mais de 100kg.. No período entre 1870 e 1920 o mercado do entreterimento nos Estados Unidos era cercado por demosntrações de força.

Para mulheres a média de início é 6kg podendo ir a 16kg e níveis avançados de 20kgs.Na sua prática, além dos tradicionais movimentos regulares da musculação que podem ser feitos com halteres, o valor único do kettlebell está associado com os movimentos balísticos que podem ser executados e com uma incrível endurance muscular quando os exercícios são realizados com séries de longa duração.
Porém os exercícios balísticos não são os únicos diferenciais e o uso dessa ferramenta para se realizar exercícios que visam um grande aumento na força central do corpo, o que alguns chamariam como força de core. Exercícios esses que requerem um grande aumento na capacidade de se manter o sistema muscular todo contraído de forma muito intensa, para se conseguir atingir os objetivos de cada movimento.
Esses exercícios desenvolvem um grande treino dos músculos que envolvem a porção central do corpo (abdominais, músculos ao redor do quadril e dos ombros), ao mesmo tempo aumentando a flexibilidade e a estabilidade dessas mesmas regiões

Um comentário:

  1. gOSTARIA DE SABER SE VAI HAVER CURSO DE TREINAENTO FUNCIONAL E DE KETLLEBELL EM FEVEREIRO DE 2014 OU DURANTE O ANO AQUI EM POA?

    ATT.

    Professora Aline Bonfanti

    ResponderExcluir