terça-feira, 14 de abril de 2009

DA RÚSSIA PARA O BRASIL

Para aqueles que chegam a bangu na ACADEMIA SONKAO e dão de cara com locos jogando balas de canhão para cima. Esse é o Russean Kettlebell Training.

O QUE É O KETTLEBELL

De aspecto rústico o Kettlebell possui mais de 300 anos de história da construção do condicionamento físico.Inicialmente usadas na Rússia do Séc. 18 como contrapesos em mercados de rua, os Kettlebells mais tarde passaram a ser utilizados como instrumento de treinamento por Strongmans, soldados soviéticos “spetsnaz”, atletas, e lutadores com o objetivo de ganho de força, potência e resistência.
O auge de sua fama veio por volta de 1890 nos Estados Unidos, onde homens fortes como Arthur Saxon, Sig Klein, Louis Cyr e Eugene Sandow praticaram o levantamento de kettlebells como forma de treinamento para modelar o corpo, para apresentações e competições de força.Porém, logo em 1920 o sistema de pesos por pratos veio logo a substitui-lo por ser mais efetivo em salas de musculação para as necessidades da época.

PARA QUE SERVE

Tudo depende da proposta dada ao seu treinamento. Devido a sua diversidade de exercícios, o Kettlebell training é amplamente utilizado.Sua prática serve tanto para auxiliar no rendimento de pessoas que se exercitem com objetivos melhorar as atividades de vida diária (AVDs), recuperação fisioterapeuticas, saúde e bem estar (wellness) e performance esportiva.

Diferencial

  • Proporciona exercícios de cadeia aberta

  • Em padrões diagonais

  • Movimentos espiralados que respeitam a funcionalidade da formação óssea

  • Pode ser usado em sub sistemas retos e oblíquos

  • Trabalha força, potencia e flexibilidade simultaneamente

  • Exercícios por segmento ou movimento

  • Exige diferentes velocidades de contração lenta e rápida

  • Estimula a estabilização de todas as articulações do corpo

  • Excelente para treinos aeróbicos e anaeróbicos simultaneamente

  • Pode ser utilizado concomitante a posturas e exercícios de Yoga e Chi Kung para condicionamento da respiração e energia vital

INDICAÇÕES

Fortalecimento de membros superiores para homens
Tonificação dos quadris, pernas e glúteos de mulheres,
Excelente ganho de condicionamento cardiovascular,
Alta queima calórica
Conscientização corporal e equilíbrio postural
Aumenta a flexibilidade ativamente
Fortalece e equilibra o CORE ( músculos dos quadris)
Ajuda na estabilização dos ombros
Melhora a potencia esportiva e velocidade de reação. SE ALGUÉM DUVIDA PERGUNTA PRA ESSE GORDINHO AI DO LADO.
Compensa desequilíbrios entre segmentos



VANTAGENS

Inicialmente, a mais de 100 anos, sua proposta era de treinamento de força e destreza e performance militar, contudo, hoje nossa sociedade sedentária, descondicionada e estressada necessita de uma forma de se exercitar divertida, que possa ser realizada em qualquer lugar.Em contraponto ao mercado dos equipamentos de fitness, o kettlebell oferece o que nenhum equipamento de musculação oferece: oferece além dos ajustes aos desequilíbrios, a ação simultânea de múltiplos grupamentos musculares de forma ampla, com rotações harmônicas a biomecânica e cinesiologia do sistema esquelético. Nenhuma ferramenta consegue promover um aumento na flexibilidade e na estabilidade de ombros e quadril como o kettlebell. Ele também é excelente em fortalecer os tecidos conectivos, principalmente da porção posterior do corpo.Além disso, o kettlebell é uma ferramenta muito barata, quando comparada com qualquer aparelho residencial, esteiras, ou mesmo halteres, que normalmente vários são necessários. São quase indestrutíveis e ocupam muito pouco espaço quando guardados em casa. E o mais importante, onde muitas máquinas e receitas de treino promovem um condicionamento físico completo, apenas kettlebell proporciona força, potência, flexibilidade, endurance e perda de peso numa mesma embalagem.



QUEM PODE FAZER?

Qualquer pessoa pode treinar com kettlebells, contudo como qualquer outra forma de exercício, se não houver um adequado acompanhamento de um profissional de Educação Física com experiência técnica, científica e prática, a sua prática não somente não levará aos objetivos esperados como pode levar a sérias lesões físicas. A prévia avaliação física e funcional além da periodização e sistematização do treinamento são as chaves para a otimização dos resultados de forma segura e saudável.


Da Russia para a Porto Alegre


Nos Estados Unidos a 10 anos o Russo Pavel Tsatsouline (Foto ao Lado) fez seu primeiro curso de Formação em Russean Kettlebel, e de la para ca treinadores renomados como Gray Cook, Lee Burton, Juan Carlos Santana, Steve Cotter entre outros aderiram ao método de treinamento e o incorporaram ao treinamento funcional. No Brasil o Kettlebell Training é visto no Rio de Janeiro, São Paulo e aqui em Porto Alegre, a academia SANKAOCAMP (Porto Alegre, Av. lima e Silva, 75) através do Professor Jean Bueno, um dos primeiros professores a trabalhar com sua prática de ensino no Brasil e no estado.
Para todos colegas que tiverem interesse em conhecer esse método de treinamento, é só pinta la.

Abraxxço

Nenhum comentário:

Postar um comentário